domingo, 16 de outubro de 2011

Hidrografia do Brasil - Parte 2

  O Brasil possui poucos lagos, classificados em:

 - Lagos de Barragem: São resultantes da acumulação de materiais e subdividem-se em lagunas ou lagoas costeiras formadas a partir de restingas tais como a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul. Também são comuns na Amazônia e no Pantanal Mato-Grossense.
  - Lagos de Erosão: Formados por processos erosivos, ocorrendo no Planalto Brasileiro.

  Destacam-se três porções de alto relevo que separam as bacias fluviais no Brasil: A Cordilheira dos Andes, O Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro.

  Os rios, ao desembocarem em outro rio ou oceano podem apresentar com uma foz do tipo estuário (com um único canal) ou do tipo delta (com vário canais entremeados de ilhas). Ocorre, excepcionalmente, o tipo misto. No Brasil predominam os rios com foz do tipo estuário, com exceção do Rio Amazonas, que possui foz do tipo misto, e dos rios Parnaíba, Acaraú, Piranhas e Paraíba do Sul, que possuem foz do tipo delta.


BIBLIOGRAFIA: Wikipedia    

Hidrografia do Brasil - Parte 1

  A hidrografia brasileira envolve o conjunto de recursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas, arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, etc. De acordo com os órgãos governamentais, existem no Brasil doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete tem o nome de seus rios principais: Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai e Uruguai. As outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso são chamadas de bacias agrupadas. Abaixo as doze macro bacias hidrográficas brasileiras:

- Região hidrográfica do Amazonas;
- Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental;
- Região hidrográfica do Tocantins;
- Região hidrográfica do Paraguai;
- Região hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental;
- Região hidrográfica do Parnaíba;
- Região hidrográfica do São Francisco;
- Região hidrográfica do Atlântico Leste;
- Região hidrográfica do Paraná;
- Região hidrográfica do Atlântico Sudeste;
- Região hidrográfica do Uruguai;
- Região hidrográfica do Atlântico Sul.

  
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA HIDROGRAFIA BRASILEIRA:

  • O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais de todo o mundo. Conta a maior reserva mundial de água doce e tem o maior potencial hídrico da Terra; cerca de 13% de toda a água doce do planeta encontra-se em seu território.
  • A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico. As bacias Amazônicas e do Paraguai ocupam extensões de planícies, mas as bacias do Paraná e do São Francisco são tipicamente de planalto.
 • Os rios brasileiros apresentam regime de alimentação pluvial, ou seja, são alimentados pelas águas das chuvas e há poucos lagos naturais.
 • No Brasil predomina a drenagem exorréica, ou seja, os rios correm em direção ao mar, como o Amazonas, o São Francisco, o Tocantins, o Parnaíba, etc. Pouquíssimos são os casos de drenagem endorréica, em que os rios se dirigem para o interior do país, desaguando em outros rios.
  • Em sua maior parte os rios brasileiros são perenes, isto é, nunca secam. Mas na região semi-árida do nordeste há rios que podem desaparecer durante uma parte do ano, na estação seca: são os chamados rios temporários ou intermitentes.  


BIBLIOGRAFIA: Wikipedia