terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bacia Platina

   A  Bacia Platina é segunda maior bacia hidrográfica do planeta. Se estende pelo Brasil, Uruguai Bolívia, Paraguai e Argentina. É constituída pelas sub-bacias dor rios Paraná, Paraguai e Uruguai e por seus respectivos afluentes.





BACIA DO PARANÁ
     A bacia do Paraná está localizada na parte central do Planalto Meridional Brasileiro. O Rio Paraná é o mais significante da Bacia Platina, possui cerca de 4.900 km de extensão, e é o segundo em extensão na América. O maior rio dos que formam a Bacia Platina apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando a Usina de Itaipu, entre outras. Sua navegabilidade e de seu afluentes vem sendo aumentada pela construção da hidrovia Tietê-Paraná. A hidrovia serve de transporte de cargas, pessoas e veículos,tornando-se uma importante ligação com os países do Mercosul. 
   O Rio Paraná é o quarto do mundo em drenagem, drenando todo o centro-sul da América do Sul.


BACIA DO PARAGUAI
   A Bacia do Paraguai é típica de planície e possui 2.550 km de extensão ao longo dos territórios brasileiro e paraguaio. Atravessa a planície do Pantanal mato-grossense e é muito utilizado na navegação, sendo totalmente navegável.


BACIA DO URUGUAI
   É a menor das três bacias que formam em conjunto a Bacia Platina. A Bacia do Uruguai tem um trecho planáltico, com potencial hidrelétrico, e outra de planície, entre São Borja e Uruguaiana (RS).
   Tem uma extensão de aproximadamente 1.500 km e deságua no Estuário do Prata. Seu curso superior é planáltico e possui expressivo potencial hidrelétrico. Os cursos médio e inferior são de planície e oferecem condições favoráveis para a navegação. É navegável desde a sua foz até a cidade de Salto.
   O aproveitamento econômico da Bacia do Uruguai é pouco expressivo, quer seja em termos de navegação, quer seja em termos de produção hidrelétrica.  
   







BIBLIOGRAFIA: WIKIPEDIA

6 comentários: