terça-feira, 15 de novembro de 2011

O processo de metropolização no Brasil

   Em um primeiro momento, a urbanização brasileira caracterizou-se por um "inchaço" dos maiores centros urbanos, que correspondiam, na maioria das vezes, às capitais estaduais e aos centros industriais de maior expressão, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza. Essas cidades passaram a receber grandes levas de migrantes provenientes da zona rural não só de seus respectivos estados, como também de outras regiões do país.
   Esse forte incremento populacional urbano fez nascer as principais metrópoles de nosso país, cidades com mais de 1 milhão de habitantes, caracterizadas pela concentração de capitais e da produção e por uma diversificada infra-estrutura  de serviços urbanos. 
   O afluxo de migrantes em direção às metrópoles brasileiras gerou um processo de crescimento desordenado de suas áreas urbanas, que em muitos casos uniram-se às áreas urbanas de cidades próximas, criando grandes aglomerações.
   A partir da década de 1970, essas aglomerações urbanas formadas em torno das principais metrópoles do país receberam a denominação de regiões metropolitanas. Hoje em dia o IBGE reconhece oficialmente a existência de 26 regiões metropolitanas no Brasil. Juntas, elas reúnem cerca de 68 milhões de habitantes, aproximadamente 40% da população absoluta do país.  
      

15 comentários:

  1. muito bom! me ajudou bastante, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom me ajudo na minha tarefa

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gostei! me ajudou a realizar meu trabalho. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  4. igual o que esta escrito no meu livro

    ResponderExcluir
  5. achei uma merda de um coco

    ResponderExcluir
  6. muito bom ja me ajudou para eu estudar para o seminario

    ResponderExcluir
  7. Legal ... Com isto irei estudar ;)

    ResponderExcluir
  8. uma meeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrda issssssssssssssso fdp

    ResponderExcluir